segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lixo Orgânico


  • Definição
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza, como por exemplo, restos de alimentos, papel, madeira, ossos e sementes. Esse tipo de lixo pode gerar graves consequências ao seres humanos com várias doenças, já que se não tratado cuidadosamente, pode causar mau cheiro, que atrai ratos e insetos que podem transmiti-las, gerando também o desenvolvimento de fungos e bactérias. 

  • Chorume
No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. Esse é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos), mas também, se utilizado de forma correta, pode ser usado como adubo. 

  • Descarte
O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.

Aterro Sanitário 
  • Lixo como fonte de energia
Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.


Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/reciclagem_do_lixo_organico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário